Jornal de Uganda publica lista de "homossexuais" e pede que eles sejam "enforcados"

Jornal de Uganda publica lista de "homossexuais" e pede que eles sejam "enforcados"

Atualizado em 20/10/2010 às 17:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Um jornal ugandês publicou, nesta semana, uma lista com fotos, nomes e endereços de cem personalidades do país identificadas pelo tabloide como "homossexuais" e pediu que eles fossem executados na forca.
Na lateral da capa do jornal Rolling Stone - que nada tem a ver com a revista especializada em música - o jornal escreveu "Enforquem-os" (Hang Them).
Reprodução
Capa pede enforcamento de homossexuais

"A primeira coisa que me passou pela cabeça foi: 'como é que este país permite que este tipo de coisas aconteça?'", afirmou Julian Pepe, um dos nomes da lista, segundo informa a CNN.
Em Uganda, homossexualismo é considerado crime e as penas preveem prisão mínima de 14 anos até perpétua. Apesar da severa punição, um projeto de lei pede que os homossexuais sejam condenados à morte. O projeto já recebeu o apoio do ministro de Ética e Integridade do país.
Ainda segundo a CNN, alguns dos citados na lista já foram vítimas de violência. "Estamos dando apoio psicológico," disse a coordenadora do programa de apoio às Minorias Sexuais de Uganda, que acrescentou: "As pessoas têm sido agredidas, já abrigamos algumas delas, e alguns se demitiram de seus empregos em razão do assédio moral".
O governo de Uganda desmentiu a ativista e disse que a divulgação desse tipo de notícia tem como objetivo desmoralizar o país.

Leia mais