"Jornal da Cultura" prestigia o Carnaval folclórico

"Jornal da Cultura" prestigia o Carnaval folclórico

Atualizado em 29/01/2008 às 12:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Até o dia 5 de fevereiro, o "Jornal da Cultura", levado ao ar de segunda a sexta-feira, às 22h, terá com foco da cobertura do Carnaval 2008 a Folia de Raiz, com manifestações folclóricas e atividades tradicionais realizadas em várias cidades e na capital paulista.

Além da tradicional cobertura dos desfiles das escolas de samba do grupo especial, a Folia de Raiz será abordada por meio de reportagens diárias de blocos, músicas e desfiles, e o contexto histórico destas manifestações.

Mesmo as tradicionais coberturas dos desfiles serão feitas de maneira a agregar cidadania a estas transmissões. Sob um aspecto sócio-cultural, as reportagens do "Jornal da Cultura" unirão a alegria dos foliões à serviços ligados a campanhas de AIDS, ao uso de bebida alcoólica etc.

As reportagens cobrirão carnavais de cidades do interior do estado de São Paulo como o das cidades de Tatuí e de São Luiz do Paraitinga. Na capital, o jornal acompanhará, entre outras manifestações, o desfile da tarde de segunda-feira do "Bloco do Esfarrapado" criado em 1947 no bairro da Bela Vista, no centro de São Paulo.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Jornalismo da Fundação Padre Anchieta (mantenedora da Rádio e TV Cultura), Júlio Moreno, a idéia é fugir do circuito turístico-comercial das escolas de samba e dar mais ênfase à revalorização da tradição, ainda que existam riscos de extinção de algumas delas. "Esta época do ano destaca muitas riquezas culturais no estado, sobretudo no interior, e nós, como TV pública, temos o dever de mostra-las e divulga-las", comentou Moreno.