"Jornal da Cultura" homenageia centenário da imigração japonesa com série especial

"Jornal da Cultura" homenageia centenário da imigração japonesa com série especial

Atualizado em 30/05/2008 às 14:05, por Redação Portal IMPRENSA.

No mês em que se comemora o Centenário da Imigração Japonesa, o "Jornal da Cultura" leva ao ar, entre os dias 2 e 7 de junho, uma série especial sobre a vida dos dekasseguis, apresentada pelo jornalista Jo Miyagui, enviado especial ao Japão.

Entre segunda-feira e sábado, o público poderá acompanhar histórias e curiosidades sobre o universo da imigração japonesa. O "Jornal da Cultura" mostra, entre outros assuntos, a chegada do primeiro navio com imigrantes japoneses em Santos, em 1908; a dúvida entre viver no Brasil ou Japão; os brasileiros que entraram para a criminalidade e estão presos na "Terra do sol nascente"; o comércio, a educação, a mídia e o mercado de trabalho no Japão.

A história da emigração japonesa começou em 1885, com a saída de agricultores para trabalhar nas lavouras de cana-de-açúcar no Havaí (EUA). Até hoje, mais de 760 mil japoneses deixaram a terra natal. Hoje, são estimados 2,5 milhões de imigrantes e descendentes espalhados pelo mundo - 1,5 milhão só no Brasil.

Já a emigração brasileira para o Japão começou no final da década de 80. Movidos pela idéia de juntar dinheiro e voltar, esses descendentes de japoneses deram início ao movimento dekassegui - que na tradução quer dizer trabalhador temporário. Mas muitos ficaram. Atualmente, a comunidade brasielira no Japão tem 300 mil pessoas.

Apresentado por Heródoto Barbeiro e Michelle Dufour, o "Jornal da Cultura" é exibido de segunda a sábado, às 22h, na TV Cultura.