Jornal comunitário ganha destaque em meio à crise da mídia no Egito

Em meio à crise do setor de comunicação no Egito, o jornal comunitário Mantiqti Wust el-Balad (Meu bairro, o centro da c

Atualizado em 11/06/2015 às 17:06, por Redação Portal IMPRENSA.

Em meio à crise do setor de comunicação no Egito, o comunitário Mantiqti Wust el-Balad (Meu bairro, o centro da cidade, em português), tem se destacado com o trabalho jornalístico na cidade do Cairo, capital do país.

Segundo o blog Orientalíssimo, da Folha de S.Paulo , uma reportagem publicada na última quarta-feira (10/6) publicada pelo Ahram falava sobre o novo estilo de jornalismo do Mantiqti , que tem seu conteúdo voltado para a comunidade da região central.

"É bastante doido que uma cidade grande como o Cairo não tivesse um veículo local, especialmente considerando o fato de que o centro cairota é o coração da capital egípcia", disse o fundador Tarek Atia ao Ahram .

Publicado mensalmente desde 2013, o jornal é financiado por anúncios. O veículo tenta informar e fazer com que a população "participe da conversa". Em maio deste ano, o periódico publicou uma reportagem sobre os projetos de renovação da cidade. "Como resultado da nossa cobertura, membros do governo estão começando a perceber que alguém está vigiando", ressaltou.

Além das reportagens, o Mantiqti também funciona como uma espécie de enciclopédia da região. Na edição do mês de abril, os editores do jornal, apoiados por uma ONG local, publicaram um mapa que apresentava o assédio sexual no Cairo, alertando a população sobre os locais mais perigosos da cidade. "Isso é novo", comentou Atia.