Jornal científico se arrepende de publicar estudo com feed de notícias do Facebook

A publicação da Academia Nacional de Ciência dos EUA afirmou em editorial que se arrepende do modo como o experimento foi feito.

Atualizado em 08/07/2014 às 13:07, por Redação Portal IMPRENSA.

A publicação oficial da Academia Nacional de Ciência (PNAS, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, afirmou em editorial na última quinta-feira (3/7) que se arrepende de ter publicado um estudo polêmico com usuários do Facebook. Em um experimento social, o site manipulou o feed de notícias de quase 700 mil perfis para estudar as emoções dos internautas na rede.
Segundo o Terra, o editor do jornal científico, Inder Verma, disse que a preocupação do PNAS é com uma possível violação de privacidade. "É uma questão de preocupação que a coleta de dados do Facebook pode ter envolvido práticas que não eram totalmente coerentes com os princípios de obtenção por meio de consentimento informado e que permite aos participantes saírem [do estudo]", disse a publicação.
O experimento foi conduzido por pesquisadores associados ao Facebook, pela Universidade de Cornell e pela Universidade da Califórnia sem que os usuários soubessem. O objetivo era determinar se ter acesso a conteúdo de teor negativo influencia nas interações dos internautas na rede. Publicado na edição de junho da PNAS, o estudo tem sido investigado por reguladores da Irlanda, França e Reino Unido, que apuram se a iniciativa é legal.