Jornal científico é criticado por publicar artigo sobre previsão do futuro

Jornal científico é criticado por publicar artigo sobre previsão do futuro

Atualizado em 12/11/2010 às 12:11, por Redação Portal IMPRENSA.

O jornal especializado em psicologia Journal of Personality and Social Psychology foi criticado por ter aceito publicar um estudo que afirma existirem evidências de que é possível prever o futuro. Segundo informações da revista New Scientist , o professor da Universidade do Colorado (EUA) e responsável pela seção que publicará a pesquisa, Charles Judd, declarou que todos os principais pesquisadores do Journal teriam recomendado sua publicação, mas com alterações no texto.

O estudo realizado com pelo psicólogo da Universidade de Cornell (EUA), Daryl Bern, levou oito anos para ser concluído, e descreve uma série de experimentos com mais de mil universitários. Em um deles, os estudantes receberam uma lista de palavras que teriam que memorizar. Em outro momento, eles teriam que escrever aquelas que eram selecionadas aleatoriamente pelo pesquisador. O resultado mostrou que, entre as mais lembradas, estavam as últimas palavras digitadas pelos voluntários.

Para o pesquisador Joachim Krueger, o estudo não revelou nenhuma grande mudança sobre a previsão do futuro: "Minha visão pessoal é que isso é ridículo e não pode ser verdade", disse. Já a psicóloga Melissa Burkley defende o artigo de Bern, afirmando que os pequenos índices de acerto da pesquisa devem ser considerados.

Leia mais

-
-