Jornal católico critica informações do New York Times sobre padre envolvido com pedofilia
Jornal católico critica informações do New York Times sobre padre envolvido com pedofilia
Jornal católico critica informações do New York Times sobre padre envolvido com pedofilia
O jornal católico L'Osservatore Romano criticou, nesta quinta-feira (25), o jornal norte-americano The New York Times por afirmar que o papa Bento XVI teria ocultado episódios de pedofilia envolvendo o padre Lawrence Murphy.
De acordo com o NYT , Bento XVI e o cardeal Tarcisio Bertone, atual secretário de Estado do Vaticano, sabiam das acusações contra o padre, morto em 1998. Ele era acusado de molestar 200 crianças surdas em uma escola de Wisconsin. Em 1996, o papa teria ignorado duas cartas enviadas pelo arcebispo de Milwaukee, Rembert Weakland, sobre as suspeitas contra Murphy.
O jornal americano informou que Bartone instruiu a diocese a abrir um processo contra o padre, mas interrompeu as investigações após Murphy enviar uma carta se dizendo arrependido e em más condições de saúde. Para a publicação católica, a informação do NYT é uma "evidente e ignóbil tentativa de atingir, a qualquer custo, Bento XVI e os seus mais próximos colaboradores".
O L'Osservatore Romano afirmou que as cartas enviadas em 1996 não se referiam "às acusações de abusos sexuais, mas à violação do sacramento da penitência", informou a agência de notícias Ansa.
"Mas a tendência que prevalece na mídia é de forçar as interpretações para difundir uma imagem da Igreja Católica quase como única responsável pelos abusos sexuais, o que não corresponde à realidade", enfatizou o jornal vaticano.
Leia mais






