Jornal britânico revela vontade dos EUA de ter presença diplomática no Irã
Jornal britânico revela vontade dos EUA de ter presença diplomática no Irã
Em uma reportagem publicada nesta quinta-feira (17), o jornal britânico The Guardian revelou que, pela primeira vez em quase três décadas, os Estados Unidos contarão com uma presença diplomática no Irã.
O periódico afirma que em agosto a casa Branca anunciará o estabelecimento de um escritório de interesses em Teerã, mesmo grau de representação diplomática mantida em Cuba. Os EUA e o Irã romperam relações diplomáticas em 1979, quando estudantes islamitas mantiveram diplomatas norte-americanos como reféns por mais de um ano.
Em junho, um representante do Departamento de Estado dos EUA que não quis divulgar sua identidade, admitiu a possibilidade de se abrir um escritório de interesses em Teerã. A fonte teria dito ao The Guardian : "Sei que isso foi discutido. Não sei quão ativo isso está. E não acredito que haja ninguém lá agora conduzindo isso".
No próximo sábado (19), o subsecretário de Estado William Burns, número três na hierarquia do Departamento de Estado dos EUA, participará da mesa de negociações nucleares internacionais com o Irã, mas apenas como ouvinte.
As informações são da Agência Estado
Leia mais






