Jornal britânico diz ter descoberto identidade de artista misterioso
Jornal britânico diz ter descoberto identidade de artista misterioso
O jornal britânico The Mail on Sunday diz ter descoberto a identidade do misterioso artista Banksy, conhecido por seus desenhos de conotação política em edifícios públicos da capital inglesa e em outras partes do mundo. Segundo o periódico, ele seria Robin Gunningham, de 34 anos, um ex-aluno de uma escola particular.
Bansky, que realizou façanhas como substituir 500 CDs de Paris Hilton por versões "alternativas" em lojas espalhadas pela Grã-Bretanha e colocou uma réplica em tamanho natural de um prisioneiro da base americana na Baía de Guantánamo na Disneylândia, em Los Angeles, foi reconhecido, de acordo com o jornal, a partir de uma fotografia de um homem ajoelhado com uma lata de tinta spray, tirada na Jamaica há quatro anos.
Uma porta-voz do artista não quis comentar a reportagem e agiu como de praxe, sem negar ou confirmar nada. "Nós recebemos esse tipo de ligação o tempo todo", disse.
A única coisa que se sabe, de fato, sobre Banksy é que ele nasceu e cresceu na cidade britânica de Bristol. Rumores de que ele se chama Robin Banks e que seus pais acreditam que ele seja um pintor ou decorador são comuns.
Scott Nurse, um ex-aluno da escola de Gunningham, a Bristol Cathedral School, disse ao jornal que seu colega era "extremamente talentoso nas artes". "Eu não ficaria surpreso se ele fosse mesmo Banksy", disse.
Peter, o pai de Gunningham, disse que não reconhecia a pessoa na fotografia mostrada no The Mail On Sunday , enquanto a mãe, Pamela, negou ter um filho.
Quando a imagem foi publicada, o agente de Banksy, Steve Lazarides, disse à revista The New Yorker que a foto não era de seu cliente, mas Colin Saysell, um policial que trabalha na prevenção de grafites em Bristol e que seguiu o artista por anos, disse que a foto era legítima.
Após dois anos, o artista insistiu que não queria revelar sua identidade pois queria que os desenhos aparecessem bem e não ele.
Com informações da BBC
Leia mais






