Jornal brasileiro dedicado à comunidade judaica é citado no Le Monde
Jornal brasileiro dedicado à comunidade judaica é citado no Le Monde
Jornal brasileiro dedicado à comunidade judaica é citado no Le Monde
PorAs novas tecnologias da Internet e a crise da imprensa escrita em todo o mundo podem ter sido um dos motivos que impulsionaram o desenvolvimento do Jornal ALEF , veículo destinado à comunidade judaica e fonte constante de consulta e pesquisa sobre Israel e suas tradições.
Criado há 14 anos pelo atual diretor Mauro Wainstock, o jornal possui uma versão impressa para cerca de 10 mil assinantes, que alcança 13 estados do Brasil, e uma versão na Internet, atualizada três vezes por semana e enviada, em forma de newsletter , para mais de 27 mil pessoas no Brasil e no mundo.
"A divulgação é mais forte pela internet, pois atinge a mais pessoas de forma rápida e ágil", afirmou o diretor do jornal em entrevista ao Portal IMPRENSA. "A comunidade judaica é muito unida e conta com diversos formadores de opinião e mais de 130 mil judeus só no Brasil. O objetivo do jornal é congregar todos eles", declarou.
Além disso, a edição online do ALEF tem assinantes, inclusive, nos Estados Unidos, Israel, Venezuela e Japão e conta com colaboradores em todos esses países. De acordo com Wainstock, as pautas são sugeridas por e-mail, cartas e comentários dos leitores e correspondentes internacionais. Além disso, o veículo conta com colaboradores em todo o Brasil, como escolas, clubes, associações culturais, entre outras, todas da comunidade judaica.
Mesmo assim, o diretor afirma que o jornal é para todos. "Costumo falar que o ALEF é para pessoas de qualquer religião interessadas pela comunidade judaica ou por Israel". O diretor cita, ainda, cartas de parabenização pelo trabalho do jornal que já recebeu de autoridades como o Presidente Luíz Inácio Lula da Silva, do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, entre outras.
Recentemente, duas notícias do ALEF foram publicadas no Le Monde , um dos principais jornais da França. "Não sabemos como o Le Monde nos descobriu. Um leitor que viu as notícias e mandou o link pra gente. Acho isso ótimo, é um reforço de imagem", diz o diretor.
No próximo dia 26 de maio, às 10h, o jornal ALEF será condecorado com a "Medalha de Mérito Pedro Ernesto", principal homenagem do município do Rio de Janeiro, concedida por unanimidade pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, por iniciativa da vereadora Patrícia Amorim (PSDB-RJ).
e veja o site do ALEF.
Leia mais:






