Jornal americano dá iPad para assinantes de áreas onde deixará de circular
O Arkansas Democrat-Gazette não quer deixar na mão os assinantes que vivem em áreas onde o jornal impresso não será mais entregue. Para manter e retribuir essa fidelidade, a publicação está dando um iPad a esses leitores.
Walter E. Hussman Jr, 72 anos, editor do jornal , explicou a iniciativa. "Basicamente, dediquei a maior parte da minha vida à publicação de um jornal nesta cidade. Eu acho que a sociedade e a nossa democracia serão muito prejudicadas se não tivermos jornais", declarou ao periódico, que completa 200 anos este ano.
Por causa do aumento nos custos de produção e distribuição do impresso, muitos assinantes já não recebem edições diárias, apenas nos domingos. Além de entregar o tablet, o publisher também está enviando funcionários do jornal para ensinarem os assinantes a utilizarem o equipamento para ler a versão digital.
Assim como outras publicações impressas, o jornal de Hussmann também registrou prejuízo no último ano. O empresário admitiu que a estratégia de reverter cada assinatura tradicional nas áreas afetadas em um tablet também acarretará perda de dinheiro para o jornal.
"Mas, se nós pudermos converter as pessoas (em assinantes digitais), seremos rentáveis novamente em 2020. Essa é nossa esperança", disse Hussmann. Pelos cálculos da empresa, se 70% dos assinantes migrarem para os planos digitais a estratégia será bem sucedida.
O próprio Hussmann tem visitado algumas cidades para falar sobre a iniciativa. Segundo ele, se o plano funcionar, o jornal conseguirá manter a estrutura que tem atualmente, sem cortes de pessoal ou alteração na produção de notícias.





