Jornal acusa Prefeitura de Caieiras (SP) de ferir direito à informação

Jornal acusa Prefeitura de Caieiras (SP) de ferir direito à informação

Atualizado em 02/04/2009 às 15:04, por Ana Luiza Moulatlet/Redação Portal IMPRENSA.

Por

Há 17 anos circulando na cidade de Caieiras, no interior de São Paulo, o jornal Regional News alega ser vítima de discriminação pela Prefeitura local. Segundo a editora Celina J. Graziano Peres, o prefeito Dr Roberto Hamamoto (DEM), o vice-prefeito Gerson Romero (PTB) e seus assessores estariam cerceando o trabalho da equipe do jornal.

Ela afirma que os repórteres tem dificuldades para realizar seu trabalho corretamente porque não conseguem declarações da Prefeitura acerca de reportagens sobre os problemas da cidade. Todos os pedidos de resposta estariam sendo ignorados, o que, de acordo com Celina, fere o direito à informação.

"Todos os profissionais que trabalham comigo sabem das premissas do Jornalismo; não apuramos nenhuma irregularidade sem ter documentos, só denunciamos quando temos um embasamento para isso", declarou a editora ao Portal IMPRENSA. Ela explicou que seus problemas com a atual administração começaram após o Regional News denunciar promessas feitas pelo prefeito que não foram cumpridas.

"Tentamos de todas as maneiras ter respostas da Prefeitura, mas eles não se manifestam de jeito nenhum. Entramos com pedido de certidão afirmativa, mandato de segurança e eles cassam. Tenho mais de trinta documentos que garantem a eles o direito de resposta", disse.

Divulgação
Documentos que atestam contatos do jornal com a Prefeitura

Segundo ela, "no dia 30 de março, uma equipe da Band esteve no hospital local em razão de ter havido uma morte por falta de médico. Fomos procurados pela família da vítima para fazer a denúncia no dia 27 e, em razão do jornal ser semanal, editaremos a matéria na próxima edição. Ninguém nos atende ou nos permite conversar com quem de direito, mas a equipe da emissora foi atendida".

De acordo com a editora, o Regional News tem um histórico combativo; derrubou dez dos treze vereadores da gestão de 1997 a 2000 e um vereador na gestão passada. No entanto, ela garante que não tem nenhuma tendência política. "Apesar de meu opositor - que foi vereador nas administrações anteriores - ter ganhado as eleições, a maioria dos meus leitores votou nele, então decidimos aqui na redação que daríamos uma chance para ele mostrar seu trabalho", afirmou.

Prova de que o jornal não é parcial, diz Celina, é o fato de eles nunca terem sido processados pela Prefeitura. "O que a gente diz é verdade, o que me interessa é que ele responda. Eu não quero é que meu leitor pense que copiei e colei as informações e depois coloquei em baixo 'procurada, a Prefeitura não respondeu'. Isso tira a minha credibilidade", conclui.

Procurada pelo Portal IMPRENSA, a coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Caieiras afirmou que não consta nenhuma informação sobre discriminação de órgãos de imprensa locais nem sobre o Regional News especificamente, e que não há nenhuma motivação política envolvendo o caso.

Leia mais