Jornal A Gazeta transforma leitores em "Ombudsman"
Novidades gráficas e editoriais. Foi esse o resultado das mudanças do Jornal A Gazeta, de Vitória. A reformulação chega com proposta de trazer um jornal muito mais prático e fácil para o leitor, além de dar voz a quem sempre ouve.
Chamado de "Contraponto", a sessão semanal do jornal garante espaço para debates, análises e opinião do leitor. De acordo com Leite, os comentários ganharão destaque e o objetivo é que as críticas cheguem primeiro no impresso do que nas redes sociais. "Se o leitor tem queixas, queremos ouvir. Ele terá espaço no jornal e os comentários não vão ficar perdidos no twitter", explica.
Além disso, desde julho o formato standar perdeu lugar para o tablóide. Leite ressalta que o modelo ajuda na leitura, é mais prático e oferece a sensação de mais informações em um único espaço. O momento trouxe também uma editoria nova, chamada "Vida", e reformulou as antigas, como a de Economia, que agora atende por Dinheiro e engloba pautas sobre finanças pessoais. "Não podemos ficar presos na ideia de que o jornal é só informação. A proposta é fazer um jornal que tenha outros relacionamentos com a sociedade", diz Leite. A expectativa para os próximos anos é que o impresso se aproxime cada vez mais do online, tanto no formato quanto nos textos, que tendem a ser mais curtos, mas sem perder a profundidade.
* Com supervisão de Gustavo Ferrari
Leia Mais






