Jornais sul-africanos homenageiam Nelson Mandela um dia após sua morte

Na última quinta-feira (5/12), o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela morreu, aos 95 anos. Conhecido como “Madiba”, ele foi considerado um dos maiores heróis da luta dos negros pela igualdade de direitos no país e um dos responsáveis pelo fim do regime racista do apartheid.

Atualizado em 06/12/2013 às 09:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Para homenagear o líder, jornais sul-africanos decidiram destacar seu legado e herança deixada para o mundo.
Crédito:Reprodução Imprensa sul-africana e mundial reverenciam Nelson Mandela
Segundo o Terra, alguns jornais em xhosa, a língua materna do ex-presidente e Prêmio Nobel da Paz estamparam a frase "Hamba kahle Madiba" ("Vá em paz Madiba") em suas páginas. "Ele se foi", diz o jornal em língua africâner Die Burger , enquanto o Sowetan se despediu com um "Goodbye Tata" ("Adeus papai").
"O mundo chora", ressalta o jornal The Star , ao mencionar as homenagens da comunidade internacional ao líder. Outros diários destacaram o papel de Mandela no fim do regime segregacionista do apartheid e na transformação do país em uma democracia multiétnica em 1994.

"Mandela sabia que a reconciliação era possível e, de maneira crucial, teve força de caráter suficiente para entender que tão necessário era o compromisso como a mão firme para negociar com o regime do apartheid", acrescenta o editorial do Business Day.
Veja as principais capas: