Jornais publicam por engano fotografia de terremoto da China como se fosse do Haiti

Jornais publicam por engano fotografia de terremoto da China como se fosse do Haiti

Atualizado em 15/01/2010 às 17:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Jornais de todo mundo publicaram por engano uma foto de um terremoto ocorrido na China, em maio de 2008, como se fosse uma imagem do Haiti.

O material, distribuído pelas agências de notícias Agence France-Presse (AFP) e Efe, tinha uma legenda em inglês informando que ela foi capturada do Twitter e cadastrada como sendo "supostamente" do terremoto ocorrido em Porto Príncipe.

Entre os veículos que se equivocaram, estão os norte-americanos Washington Post e Daily News, Ottawa Citizen (Canadá), El Mercurio (Chile), e os brasileiros Diario do Commercio (SP), Hoje em Dia (MG), Diário de Natal (PB), Correio (BA), Extra (RJ) e A Tarde (BA).

Segundo o jornal A Tarde , Magali Gonzalez, responsável pelo setor comercial da AFP no Brasil, reconheceu que houve erro no envio da fotografia. Jaime Ortega, delegado da Efe no Brasil, explicou que o primeiro fotógrafo da agência chegou ao Haiti às 15h de quarta-feira (13).

Entre às 19h50 de terça, quando aconteceu o terremoto, e às 15h de quarta, a agência retransmitiu fotos de um site local, informando que não se responsabilizam pelas imagens porque estava recebendo fotos do mundo inteiro. "Não sabemos ainda como a foto foi parar lá, mas pode ter sido um hacker que colocou a imagem na página", disse.

Leia mais