Jornais nazistas voltam às bancas alemãs para lembrar atrocidades do regime

Jornais nazistas voltam às bancas alemãs para lembrar atrocidades do regime

Atualizado em 14/01/2009 às 14:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Reprodução
Joseph Goebbels
Jornais de filosofia nazista serão reimpressos na Alemanha na intenção de contar ao povo acerca de seu passado e lembrar dos crimes cometidos por Adolf Hitler. A iniciativa causa polêmica no país, pois desde o fim da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha proíbe qualquer tipo de publicação nazista. Entre os jornais que serão republicados, está o Der Angriff (O Ataque). Publicado no dia 13 de janeiro de 1933, traz um dos muitos artigos do propagandista Joseph Goebbels em que o governo de Hilter é enaltecido.

Reprodução
Der Angriff
O editor inglês Peter McGee, responsável pela publicação dos jornais das décadas de 1930 e 1940, justifica sua iniciativa dizendo que é preciso levar este tipo de material ao público para que aconteça um debate e assim as atrocidades do regime nazista não caiam no ostracismo e tampouco voltem a ocorrer. "Há duas opções: uma é deixar o material trancado nos arquivos; outra é trazê-lo para a opinião e debate público. Isso está acontecendo agora, as pessoas estão discutindo o assunto e é material forte", afirmou.

De acordo com informações da BBC, não apenas jornais de filosofia nazista estão sendo impressos, mas da oposição à época do último grande conflito mundial. Publicações dos aliados também irão aparecer nas bancas alemãs nos próximos meses.

Leia mais