Jornais franceses destacam a morte do ex-presidente tcheco Vaclav Havel

Atualizado em 19/12/2011 às 14:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Os jornais franceses desta segunda-feira (19) destacam a morte do dramaturgo e ex-presidente tcheco, Vaclav Havel, no último domingo (18), aos 75 anos. Ele foi o primeiro presidente eleito, democraticamente, após a Cortina de Ferro. As informações são do site .
A capa inteira e cinco páginas de reportagens do progressista Libération foram dedicadas à vida e ao legado do "presidente-filósofo" Havel. A matéria afirma que ele deixou um exemplo importante para esta época "de revoluções e de transições febris".
Para o La Croix , Havel fazia com que a Europa acreditasse em seu humanismo e liberdade. "Diante do poder arbitrário, ele havia desenvolvido uma estratégia de dissidência baseada em princípios humanistas e não violentos", diz o jornal católico.
"Foi o anticonformismo que ele demonstrou durante os anos de chumbo do regime supostamente comunista instalado em Praga e até a queda da Cortina de Ferro que fez, do dramaturgo tcheco, essa figural moral incontestável de dimensão tanto nacional quanto internacional", diz o diário L'Humanité .
Leia mais