Jornais de SP analisam PL que propõe livre acesso às informações públicas
Jornais de SP analisam PL que propõe livre acesso às informações públicas
| Agência Brasil |
| Presidente Lula |
Para o jornal O Estado de S.Paulo , a Lei, além de trazer à tona as informações do governo, garantirá à população a oportunidade de tomar conhecimento sobre medidas resguardadas pelo Estado, como acervos da ditadura militar e políticas governamentais.
Já na avaliação editorial da Folha de S.Pau lo, as lacunas deixadas pela PL, que, entre outros, permite prorrogar o prazo estipulado de 25 anos ao sigilo dos documentos públicos chamados "ultra-secretos", poderão criar "subterfúgios" para o ocultamento de informações.
Segundo o jornal da família Frias, a real transparência de arquivos da ditadura, das políticas externas do país e de questões financeiros de alto grau de importância, só terá vigência efetiva, caso seja analisada com rigor pelo Congresso nacional.
Sob ótica diferente de análise, o veículo O Estado de S.Paulo ressalta que a Lei de Acesso à Informação, em termos gerais, se associa a própria liberdade de expressão. Com base na legislação vigorada nos EUA, na década de 70, o jornal conclui que, antes do direito de informar, deve existir o dever de a sociedade "ser informada".
Leia Mais
-






