Jornais da Europa e EUA vão trabalhar juntos para investigar uso ilegal de dados na internet

p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica} Cinco veículos de comunicação, os jornais The Telegraph (britânico), Die Zeit(Alemanha), Mediapart (França), The Intercept (EUA) e o site Wikitribune, resolveram se unir para investigar o uso indevido de dados coletados por usuários de mídias sociais e outras plataformas e aplicativos da internet.

Atualizado em 25/06/2018 às 16:06, por Redação Portal IMPRENSA.

jornais The Telegraph (britânico), Die Zeit (Alemanha), Mediapart (França), The Intercept (EUA) e o site Wikitribune, resolveram se unir para investigar o uso indevido de dados coletados por usuários de mídias sociais e outras plataformas e aplicativos da internet. As informações são da Associação Nacional dos Jornais (ANJ). Crédito:The Telegraph/ Reprodução Na foto, redação do The Telegraph


Os veículos de comunicação vão trabalhar em conjunto com a organização norte-americana sem fins lucrativos The Signals Network, que promove a transparência, prestação de contas, relatórios e denúncias de interesse público.


O que motivou a parceria foi a audiência dos veículos, que juntos atingem mais de 46 milhões de pessoas em todo o mundo. Eles acreditam que isso poderá ampliar o impacto da investigação, já que passarão a compartilhar suas informações de maneira colaborativa e contarão com cerca de 30 jornalistas investigativos atuarão em tempo real para o projeto.


A ideia é atuar de forma semelhante ao que foi feito no episódio que resultou no escândalo da Cambridge Analytica, em que o britânico Observer (versão dominical do The Guardian), o Channel 4 News e o The New York Times, dos Estados Unidos revelaram o uso ilegal de dados de milhões de usuários do Facebook para influenciar a eleição presidencial norte-americana em 2016.


A organização disse: “Coletivamente, os jornalistas que lideram o projeto consideram o uso indevido de dados pessoais sensíveis em grande escala como sendo de grande interesse público, com grande impacto global, humano e financeiro”.


Leia mais