Jornais da Eslováquia protestam contra nova lei de imprensa no país
Jornais da Eslováquia protestam contra nova lei de imprensa no país
Nesta sexta-feira (11), os principais jornais da Eslováquia saíram com tarjas pretas em suas primeiras páginas em protesto contra a nova lei de imprensa do país, que deve entrar em vigor no dia 1º de junho.
Aprovada na última quarta-feira (9), a lei prevê o controle direto do Ministério da Cultura eslovaco sobre a cobertura midiática de uma série de assuntos considerados sensíveis. Além disso, a nova norma dá direito de réplica automática a qualquer pessoa que seja citada nas reportagens, mesmo que as informações estejam corretas.
Jornalistas e editores se sentem limitados em suas possibilidades e temem que não haja mais espaço nas páginas dos jornais para as reações às réplicas, que devem ser publicadas no mesmo espaço e com a mesma extensão do artigo original.
"Tenho horror ao momento em que esta lei entrará em vigor, a liberdade de expressão está ameaçada", disse Matus Kostolny, diretor do Sme , um dos jornais de maior circulação da Eslováquia.
O sindicato dos jornalistas anunciou que se dirigirá ao presidente do país, Ivan Gasparovic, que já antecipou sua intenção de promulgar a lei. Nesse caso, os jornalistas apelarão então à Corte Constitucional e a organismos internacionais.
As informações são da Agência Ansa.
Leia mais:






