Jornais bolivianos publicam a mesma capa em protesto contra a Lei Antirracismo

Jornais bolivianos publicam a mesma capa em protesto contra a Lei Antirracismo

Atualizado em 07/10/2010 às 14:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Reprodução
Capa de La Prensa
Nesta quinta-feira (07), a maioria dos jornais bolivianos publicou a mesma capa em protesto contra a decisão do presidente Evo Morales de manter artigos controversos do projeto de Lei Antirracismo.
A primeira página - totalmente em branco - apresentava apenas a sentença "Não há democracia sem liberdade de expressão".
Às passeatas e à manifestação conjunta de quase todos os impressos do país se somou o anúncio de uma greve de fome encabeçada por seis jornalistas, de acordo com o jornal , que também aderiu ao protesto das páginas brancas.
Os meios de comunicação e os profissionais de imprensa argumentam que a Lei Antirracismo viola a liberdade de expressão, uma vez que prevê punições severas aos que divulgarem informações consideradas racistas ou discriminatórias, explicam os jornais El Tiempo e - os dois foram às bancas com as capas em branco. No entendimento dos jornais, eles poderiam ser punidos simplesmente por divulgar opiniões de terceiros ou reportar atos discriminatórios, mesmo que não partilhem a mesma opinião.
De acordo com o Knight Center for Journalism in the Americas, o projeto, já aprovado pela Câmara, segue para a votação no plenário do Senado, nesta quinta-feira (07).

Leia mais