John Kerry critica Irã por acusação contra correspondente do "Washington Post"
Repórter está preso há mais de quatro meses em Teerã
Atualizado em 08/12/2014 às 09:12, por
Redação Portal IMPRENSA.
John Kerry critica Irã por acusação contra correspondente do "Washington Post"
No último domingo (7/12), o secretário de Estado americano, John Kerry, afirmou estar "profundamente decepcionado" pela acusação do correspondente do jornal The Washington Post , Jason Rezaian, preso há mais de quatro meses em Teerã, capital do Irã.Crédito:Reprodução/Twitter Para governo americano, acusação contra o jornalista é infundada
De acordo com a AFP, Kerry disse estar "chocado" pela forma como se deu o fato e acusou o Irã de não respeitar a lei que dá ao jornalista o direito a um advogado. Para ele, trata-se de "uma violação evidente das leis iranianas e internacionais".
Kerry pediu às autoridades iranianas que o libertem imediatamente. "Os Estados Unidos estão profundamente decepcionados e preocupados em relação a essas informações sobre a acusação de Rezaian", ponderou.
O repórter foi detido em julho com a esposa dele, Yeganeh Salehi, correspondente do jornal The National , em meio a uma investigação envolvendo, de acordo com as autoridades, a segurança da república islâmica. Ela foi liberada mediante fiança em outubro.
As acusações contra a dupla não foram precisas. Em agosto, uma fonte judicial disse que o casal estaria envolvido com atividades que colocam em risco a segurança nacional, e um jornal conservador noticiou que eles seriam acusados de espionagem.





