Jogos Olímpicos de 2016 terão mais jornalistas que atletas

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, informou que haverá 32 mil jornalistas nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, quase o triplo do número de atletas, que será de 11 mil.

Atualizado em 28/09/2011 às 13:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Ele observou que, muitas vezes, os profissionais viajam para cobrir aspectos paralelos, como questões culturais, gastronômicas e turísticas. As informações são do .

Do número total de jornalistas, somente 21 mil serão credenciados. Este é o teto exigido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Porém, os outros 11 mil não inscritos oficialmente receberão credencial e poderão trabalhar em um segundo centro de mídia, mas sem acesso às disputas.

Nuzman declarou que o espaço construído para o Pan-Americano de 2007 será usado nos Jogos Olímpicos, e representa 47% do total necessário para o evento. Acrescentou que os gastos públicos estão sujeitos aos tribunais de contas da União, estados e municípios e, portanto, não faltará fiscalização.

Segundo ele, hoje, o comitê organizador tem 200 empregados. Ao fim do ano serão 270 e, durante as Olimpíadas, cerca de quatro mil servidores e 90 mil voluntários.

Leia mais