João Carlos Martins faz apresentação para jornalistas

João Carlos Martins faz apresentação para jornalistas

Atualizado em 01/08/2005 às 16:08, por Daniel Castro/Assessoria de Imprensa.

Por
Pianista regerá a Bachiana Chamber Orchestra na cerimônia de entrega do I Prêmio Brasil-China de Jornalismo

Lançado em maio de 2004, o I Prêmio Brasil-China de Jornalismo - Um Olhar Brasileiro Sobre a China será entregue amanhã, terça-feira (2), às 19h30, em cerimônia no Hotel Renaissance, em São Paulo.
Após a entrega dos prêmios haverá uma apresentação da Bachiana Chamber Orchestra sob regência de João Carlos Martins.

A cerimônia contará com a presença de autoridades governamentais e empresariais das áreas de comunicação, relações exteriores, economia e cultura do Brasil e da China, além da mídia e de associados das entidades apoiadoras do Prêmio.

O Prêmio é uma iniciativa da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE), com co-realização da Business Object Aggregation (BOA), entidade ligada à Agência de Direitos Autorais da China (CAC).

Além de realizar, em 2006, uma edição do Prêmio também para jornalistas chineses, as duas entidades serão as responsáveis pelo roteiro dos profissionais vencedores da edição brasileira na viagem que farão à China.

João Carlos Martins
A história do pianista João Carlos Martins certamente o eleva a um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século XX. Em setembro de 1982, o exigente jornal New York Times se referia a ele como um dos maiores pianistas da atualidade. Já a revista New York Magazine, juntamente com o Boston Globe, ressaltavam o talento de João Carlos Martins, colocando-o como o mais excitante intérprete de Bach a surgir depois do legendário Glenn Gould.

Toda esta relação lírica tecida com o piano teve início aos 8 anos de idade, quando João Carlos Martins passou a estudar com o professor José Kliass. Após 9 meses já se mostrava um virtuose, vencendo o concurso da Sociedade Bach de São Paulo. Jovem ainda, despertou a atenção de toda a crítica musical brasileira com suas performances, únicas pela intensidade com que eram interpretadas. Aos 18 anos foi o único escolhido no Festival Casals, entre candidatos das três Américas, a dar o Recital Prêmio em Washington. A apresentação bem-sucedida teve como conseqüência sua estréia no Carnegie Hall, de Nova Yorque, patrocinada pela ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Eleonor Roosevelt.

A partir de então, passou a tocar com as maiores orquestrar americanas. E sua gravação de O Cravo Bem Temperado, de Bach, aos 23 anos, foi best-seller durante muito tempo nos Estados Unidos.

Em 1983, João Carlos Martins inaugurou o Glenn Gould Memorial, em Toronto, Canadá. Sua carreira teve como um dos pontos altos o fato de ter gravado a obra completa de Bach para teclado.

A paixão de João Carlos Martins pela música originou o documentário franco-alemão ¨Martins Passion¨, vencedor de 4 Festivais Internacionais. E esta mesma paixão o fez iniciar a carreira de regente, após problemas que prejudicaram a mobilidade de suas mãos para a profissão de pianista.


Em menos de um ano, já gravou 5 CD´s a serem lançados internacionalmente em 2005. Três deles foram gravados com a English Chamber Orchestra em Londres. E os outros 2, com a Bachiana Chamber Orchestra, orquestra organizada e dirigida por João Carlos, que reúne alguns dos melhores músicos do Brasil. No dia 20 de junho, o agora maestro fez sua estréia para o público europeu, quando regeu a Orquestra Sinfônica Pasdeloup, em Paris, em uma programação dedicada a Beethoven, Rossini e Strauss.

Vencedores
O júri do I Prêmio Brasil-China de Jornalismo selecionou os cinco melhores trabalhos inscritos produzidos pela imprensa do Brasil cujo tema foi a China ou as relações sino-brasileiras nas categorias Jornal, Revista, Fotografia, Televisão e Rádio. Os vencedores foram:

Categoria Revista: Sérgio Luiz de Oliveira Silva (Revista Produtor Rural - MT);

Categoria Jornal: Luciano Fernandes Peres Rodegher (Jornal Zero Hora -RS);

Categoria Televisão: Sônia Bridi, Ana Maria Escalada, Rosana Teixeira e Paulo Zero (Globo Repórter - TV Globo);

Categoria Rádio: Leonardo Meneghetti (Bandeirantes AM - RS);

Categoria Foto: Xavier Alzueta Bartaburu (Revista Próxima Viagem).

O Prêmio recebeu 122 inscrições, de 147 jornalistas, vindas de vários Estados brasileiros. A categoria Revista teve o maior número de trabalhos finalistas (37), seguida por Jornal (22), Fotografia (10), TV (9) e Rádio (5). Foram aceitas matérias publicadas entre os dias 1º de janeiro de 2004 e 31 de janeiro de 2005 e regularmente inscritas até 28 de fevereiro de 2005.


A lista dos finalistas e mais informações podem ser obtidas no link: www.cbcde.org.br/pt/premiojornalismo

Premiação
O vencedor de cada categoria ganhou uma viagem à China (com direito a hospedagem, alimentação e traslados), a ser realizada após a premiação. Todos estão convidados pelos organizadores do Prêmio a escrever suas impressões da visita. Esses textos serão reunidos posteriormente num livro.

Apoio
Esta iniciativa da CBCDE conta com o apoio institucional da Embaixada e do Consulado (em São Paulo) da República Popular da China no Brasil, do Jornal Chinês para a América do Sul, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, da Associação dos Correspondentes Estrangeiros em São Paulo (ACE), do Ministério da Cultura do Brasil, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e do Maxpress, o maior portal de imprensa do Brasil.

Entre os patrocinadores estão: Grupo Marriot (Hotel Renaissance) e South African Airways.

Local: Hotel Renaissance

Al. Santos, 2.233 - Jardim América - São Paulo

CBCDE
Fundada em junho de 2001, a Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico é uma entidade civil de direito privado que visa a promover a aproximação entre entidades governamentais, associações e empresários brasileiros e chineses, visando à consolidação das relações comerciais e culturais entre o Brasil e a China. Em 2005, com o objetivo de proporcionar aos empresários brasileiros e chineses interessados em realizar investimentos na China e no Brasil, respectivamente, o máximo de apoio para o desenvolvimento de seus projetos, a CBCDE tornou-se membro do Conselho para a Promoção do Comércio Exterior da China (CCPIT) e da Câmara de Comércio Internacional da China (CCOIC).

Mais informações: www.cbcde.org.br

Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE)


Daniel Castro

Cleide Gonçalves

11 3819-3000