Jô Soares completa 25 anos à frente de talk show e supera marca de 14 mil entrevistas

O humorista e apresentador Jô Soares completa 25 anos à frente de talk show na televisão brasileira. Nesse período, realizou mais de 14 mil entrevistas com políticos, artistas e desconhecidos.

Atualizado em 25/11/2013 às 15:11, por Redação Portal IMPRENSA.


De acordo com O Estado de S. Paulo , Soares sempre desejou comandar um programa do gênero, mas, apesar de ser uma das estrelas da Globo, canal que trabalhava na época, não encontrou espaço na emissora.
Crédito:Divulgação Silvio Santos é o único entrevistado que Jô Soares não conseguiu levar ao programa
Por isso, quando teve a oportunidade de iniciar o projeto em outro canal, em 1988, Soares foi para o SBT estreando o “Jô Soares Onze e Meia”, que era exibido apenas às terças-feiras, ocupando todas as noites da semana logo depois.
Uma das características que consolidaram o programa de Jô Soares é sua técnica de entrevista, pois, geralmente, procura iniciar a conversa surpreendendo o entrevistado. Foi o caso da vez que pediu ao político Enéas Carneiro, cardiologista e candidato à presidente da República na eleição de 1989, que fizesse um exame cardíaco nele no palco. Esse momento, em especial, ajudou a elevar a fama do entrevistador, pois ele recebeu praticamente todos os candidatos à presidência daquela eleição, transformando seu programa no principal palco de debate político.
"Trabalhei como jornalista na Última Hora , quando desenvolvi a técnica de entrevista, mas, como também sou humorista, conseguia acrescentar algo às conversas", diz o criador do bordão “beijo do gordo”.
Com o sucesso consolidado, a Globo se convenceu a trazer o entrevistador de volta. Em 2000, o apresentador deixou o SBT com um total de 6.927 entrevistas realizadas, em 2.309 edições do programa. A última foi ao ar a 30 de dezembro de 1999, quando o humorista brincou ao conversar com Deus.
Na Globo, ele recebeu um espaço maior, um estúdio com direito a plateia e um novo nome para seu talk show, o “Programa do Jô”. "É essencial a presença do público, que dita a temperatura das entrevistas", diz ele, cuja produção do programa recebe em média 1.500 e-mails com comentários, elogios, críticas, sugestões.
A lista de convidados da atração é definida em reuniões semanais com a equipe comandada pela produtora de jornalismo, Anne Porlan. O apresentador garante que seu voto tem o mesmo peso que os dos demais.
Em meio a tantas entrevistas, ele se dá o luxo de recusar algumas. Foi o caso de Lula, que esteve em seu programa nada menos que 13 vezes. "O que seria a 14.ª entrevista não aconteceu, pois combinamos que seria exclusiva, mas Lula, no dia anterior, participou do programa do Ratinho. Daí liguei para ele e desmarquei", conta.


Apesar das muitas personalidades com quem já conversou, existe apenas uma que Soares não consegue trazer ao seu programa: o dono do SBT, Silvio Santos. "Nem quando ele era meu patrão [eu consegui]", brinca o apresentador. "Ao longo desses 25 anos, convidei-o duas vezes, mas Silvio recusa dizendo que, se falar comigo, terá de dar entrevista para outros jornalistas, o que não quer agora", conclui.


Leia também

- - -