Ivo Herzog recebe homenagem em nome de Dom Paulo Evaristo Arns em Fórum de liberdade de imprensa

Ivo Herzog recebe homenagem em nome de Dom Paulo Evaristo Arns em Fórum de liberdade de imprensa

Atualizado em 01/06/2010 às 10:06, por Redação Portal IMPRENSA.

O III Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia homenageou Dom Paulo Evaristo Arns. O cardeal esteve ao lado dos jornalistas para lutar pela liberdade de informação e se destacou por suas atividades em defesa dos direitos humanos, defendeu líderes sindicais nas greves, apoiou a campanha contra o desemprego e o movimento pelas eleições diretas.

Ivo Herzog, filho do jornalista Vladimir Herzog e presidente do instituto que leva o nome de seu pai, recebeu a homenagem em nome do religioso. "Vocês não podem imaginar a emoção de estar aqui em nome de Dom Paulo", disse Ivo que em seguida destacou a importância do cardeal na época do assassinato de Vladimir Herzog. "O Brasil mudou não porque meu pai morreu, mas porque uma pessoa muito corajosa de nome Dom Paulo Evaristo Arns, teve coragem de realizar uma missa ecumênica pela morte de um judeu".

Este mês o instituto Vladimir Herzog completa um ano de existência e Ivo relatou que antes de criar a entidade fez uma visita a Dom Paulo. "Ele me deu duas folhas escritas por ele". Daí saíram as missões do instituto: Justiça, verdade, solidariedade e paz

Ainda marcam presença no Fórum profissionais como Ariel Palacios, correspondente internacional de O Estado de S. Paulo , Carlos D. Mesa Gisbert, presidente da Fundación Comunidad e ex-presidente da Bolívia, Claudio Santos, diretor geral de mercado nacional do Grupo RBS, Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha de S.Paulo , Ricardo Viveiros, jornalista e assessor da Presidência da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) entre outros.

O III Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia é realizado pela Imprensa Editorial, com apoio da Souza Druz, GM, Rede Globo, Fiesp, OAB São Paulo, Cátedra Unesco e Associação Brasileira de Imprensa (ABI).


Leia Mais