Itaú Cultural e Terra realizam terceiro encontro internacional sobre jornalismo online

Itaú Cultural e Terra realizam terceiro encontro internacional sobre jornalismo online

Atualizado em 19/10/2009 às 16:10, por Redação Portal IMPRENSA.

De 27 a 29 de outubro, o assunto principal no Itaú Cultural é jornalismo online. O instituto e o Terra, empresa de internet e mídia digital líder na América Latina, promovem o MediaOn 2009 - 3º Seminário Internacional de Jornalismo Online, sob o tema "Futuro Incerto e a Revolução Permanente na Midia".

Fórum criado por jornalistas e profissionais da internet para debater os rumos de suas atividades e as tendências da informação no mundo digital, o encontro reúne brasileiros e convidados internacionais. Entre eles, Joshua Benton, diretor do The Nieman Journalism Lab da Universidade de Harvard, que, com mediação de Ricardo Lessa, da GloboNews, faz a sessão de abertura - das 19h30 às 21h30, para convidados - analisando como o jornalismo de qualidade pode sobreviver e prosperar na era da internet.

Tanto esta sessão, como as demais têm transmissão ao vivo no , criado especialmente para as atividades do fórum e através de redes sociais como o Twitter. Todos os debates são gratuitos. Para garantir a vaga é preciso comparecer ao Itaú Cultural com trinta minutos de antecedência ao início de cada painel. Grupos podem fazer reserva antecipadamente para assistir aos debates por meio do email . Cadastros para notícias sobre o Media On podem ser feitos no site do evento.

Nos dias 28 e 29, o debate é aberto para o público, que deve chegar com meia hora de antecedência para retirar o ingresso (horários na programação abaixo). A curadoria é a mesma das edições anteriores: Antonio Prada, diretor de conteúdo do Terra América Latina, Fernanda Ceravolo, diretora da Vinil, e Jaime Spitzcovsky, diretor da PrimaPagina. Pela terceira vez consecutiva o MediaOn conta, também, com o apoio da BBC Brasil e da CNN.com.

Na abertura dos debates com o público - quarta-feira, 28, das 9h30 às 11h - Pedro Doria, editor-chefe de conteúdos digitais do Grupo Estado; Antonio Guerreiro, gerente de conteúdo R7, da TV Record, e Fabiana Zanni, diretora de Mídias Digitais do grupo Abril, avaliam os resultados das grandes empresas de comunicação brasileiras nas plataformas digitais. Sob a mediação do jornalista Milton Jung, da rádio CBN e autor de blog que leva seu nome, eles tratam da migração das mídias impressa, rádio e TV para as digitais, e da visão estratégica entre as empresas de comunicação que nasceram antes da internet.

Em seguida, das 11h30 às 13h, o tema é a BBC e como ela conquistou a liderança nas mídias digitais. Nathalie Malinarich, editora-executiva do serviço online da BBC, fala sobre os altos investimentos da empresa que a destacam no uso de plataformas digitais. Ela relata, ainda, o case i-player - serviço de TV online que publicou mais de 248 milhões de itens de conteúdo desde o seu lançamento. A mediadora é Beth Saad, professora titular da ECA-USP e diretora de Estratégia da Digital Happenings.

Outro case abre os debates da parte da tarde, ainda na quarta-feira. Trata-se da estratégia do Clarín, gigante das comunicações na Argentina. Das 15h30 às 17h, Marcos Moglia, gerente de novas mídias do Clarín Global, fala da visão de futuro do conglomerado. Com mediação de Heidy Vargas, jornalista e professora titular da Universidade Metodista, ele aborda, ainda, peculiaridades do mercado argentino e latino-americano, novos formatos de negócios e novos produtos e as novas leis para a mídia.

Jornalismo sem intermediários - twitters e blogs aproximam fonte e consumidor de informação é o tema da mesa que encerra os debates deste dia, das 17h30 às 19h. Os debatedores são Danilo Gentili, repórter do programa CQC; Altino Machado, autor do Blog da Amazônia, do Terra Magazine, e Camilla Menezes, twitter de Mano Menezes. Eles apresentam casos de sucesso de uso de blogs e twitter por jornalistas. Derivado daí, analisam o impacto gerado no público pelas ferramentas que permitem que as fontes da informação entrem em contato direto com ele. Também buscam responder o que significa, para a indústria da comunicação, não-jornalistas se tornarem distribuidores de informação e como as as empresas lidam com os blogs e twitter de seus profissionais. A mediação é de Marion Strecker, diretora de conteúdo do UOL.

A experiência das empresas que já nasceram com vocação digital, abre o debate da quinta-feira, 29, das 9h30 às 11h. Fernando Madeira, diretor geral do Terra América Latina, e Pierre Haski, editor-chefe do Rue89.com, trocam ideias sobre a viabilidade das empresas de internet, as diferenças fundamentais de estratégias entre as empresas de comunicação que já nasceram para atuar na web e as que precisam dela para continuar no negócio. Ainda nesta mesa, eles falam da mobilidade, como um novo paradigma, e do desafio de cobrar pelo conteúdo e pelo espaço publicitário virtual. Cláudia Vassallo, diretora de redação da revista Exame, revista Exame P&ME e Portal Exame, faz a mediação.

Das 11h30 às 13h, Nick Wrenn, vice-presidente de Serviços Digitais da CNN Internacional, e o cientista e professor Silvio Meira, com mediação de Américo Martins, editor executivo para as Américas da BBC, falam sobre a informação em tempo real: como as novas tecnologias impactam o consumo de conteúdo. As questões giram em torno do que o consumidor do futuro vai ler, consumir, baixar e jogar na rede; como preparar o conteúdo para as novas ferramentas e a integração entre a TV e o meio digital.

O esporte como paradigma do jornalismo online é o painel das 15h30 às 17h. José Henrique Mariante, editor de Esporte na Folha de S.Paulo; Luiz Fernando Gomes, editor-chefe do Grupo Lance!, e Julio Gomes, editor do ESPN.com.br e do ESPN 360, analisam por que o jornalismo esportivo é um campeão de audiência na Internet. Eles dão depoimento, ainda, sobre a sua experiência em realizar transmissões ao vivo. Wanderley Nogueira, apresentador e repórter esportivo da Rádio Jovem Pan-AM, é o mediador.

O tema O que um jornalista precisa para se integrar à era das novas mídias fecha o MediaOn 2009. Das 17h30 às 19h, os debatedores José Roberto Toledo, membro da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Tiago Doria, do iG e do Concurso CNN de Jornalismo, com mediação de Carlos Drummond, jornalista e coordenador do curso de Jornalismo da Faculdade de Campinas (Facamp), falam de como as redes sociais impactam o dia-a-dia do profissional de imprensa e o jornalismo, e tambem do impacto do Twitter, Facebook, Orkut, Youtube, como ferramentas que engajam geradores de informação.

O Itaú Cultural fica na Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô, em São Paulo.