Itália quer processar executivos do Google

Itália quer processar executivos do Google

Atualizado em 28/07/2008 às 08:07, por Redação Portal IMPRENSA.

Devido a um vídeo postado em 2006 no site italiano do Google - que mostra um adolescente com síndrome de Down sendo humilhado por outros jovens, na cidade de Turim - promotores públicos da Itália estão se preparando para processar quatro atuais ou antigos executivos do site de buscas, segundo fontes que falaram sob a condição de anonimato.

Um grupo italiano de defesa de pessoas com síndrome de Down, o Vividown, e o pai do menino apresentaram uma reclamação sobre o vídeo na época.

Os promotores italianos já concluíram um inquérito que pode fazer com que os empresários sejam acusados de difamação e falha no controle de dados pessoais, disseram as fontes.

Na Itália, a lei diz que o inquérito se faz necessário para que um caso chegue ao juiz para ele decidir se as acusações devem ser aceitas. A história foi noticiada pela primeira vez pelo Wall Street Journal , na sexta-feira (18).

Os antigos e atuais executivos do Google incluem um importante representante legal e presidente da unidade italiana da empresa na época, um já aposentado membro da diretoria, um executivo responsável pelas políticas de privacidade do site na Europa, e o então diretor do Google Video para a Europa.

De acordo com o advogado do grupo Vividown, Guido Guerra, os quatro adolescentes enfrentam acusações em Turim pelo caso, mas elas podem ser suspensas se os jovens mostrarem a um juiz que corrigiram seu comportamento.

Um porta-voz do Google disse que a companhia iria continuar a cooperar com os promotores de Milão e que as pessoas do Google investigadas "não tem nenhum envolvimento com o caso".

Com informações da Reuters

Leia mais