Itália nega acusação de reportagem que a acusa de subornar Taliban

Itália nega acusação de reportagem que a acusa de subornar Taliban

Atualizado em 19/10/2009 às 17:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Na última quinta-feira (15), o governo da Itália negou veementente informações divulgadas por uma reportagem que afirmava que comandantes talibans e combatentes afegãos foram subornados. Por conta do suposto acordo, soldados franceses, que mais tarde tomaram conta da área - sem saber do suborno - foram massacrados.

As autoridades italianas rebatem acusações feitas pelo jornal britânico Times , que indicou transações de milhares de dólares com os insurgentes para que a área de Sarobi, localizada a leste da Cabul, isenta de conflitos enquanto forças da Itália estivessem posicionadas no local.

Ainda segundo o Times, com pouca munição e sem estar ciente do suposto acordo, pensando tratar-se e área pacata, tropas francesas chegaram ao local em 2008 e foram recebidas por uma emboscada. No confronto, dez soldados da França morreram.

Para legitimar seu argumento de negação a respeito do suborno, a secretaria do primeiro-ministro Silvio Berlusconi usou ataques às forças italianas em ocasião próxima à emboscada dos franceses.

"O governo de Berlusconi nunca autorizou ou permitiu qualquer forma de pagamento em dinheiro em favor de membros do Taliban no Afeganistão, e não está ciente de iniciativas similares do governo anterior", afirmou em comunicado, segundo noticiou a agência de notícias Reuters .

Já o ministro da Defesa da Itália, em comportamento menos ortodoxo, taxou a reportagem do Times de "lixo" e "ofensiva", acrescentando que determinou à sua equipe que prepare um ação judicial contra o jornal.

Apesar de rechaçar com vigor as denúncias referentes aos incidente com as tropas francesas, o governo da Itália não negou as informação divulgada também pelo Times que o embaixador dos EUA tenha apresentado quiexa formal ao descobrir, por meio de interceptações telefônicas, que os italianos têm comprado militantes na província de Herat, na região do extremo oeste do Afeganistão.

Leia mais