Islândia será refúgio para a liberdade de imprensa, diz fonte do site WikiLeaks

Islândia será refúgio para a liberdade de imprensa, diz fonte do site WikiLeaks

Atualizado em 18/06/2010 às 18:06, por Redação Portal IMPRENSA.

A Islândia está se tornando um refúgio seguro de informação, disse uma fonte do site WikiLeaks à AFP, nesta sexta-feira (18). Isso porque o Parlamento da Islândia, o Alting, votou na última terça-feira que o governo do país deve encontrar maneiras de aumentar a liberdade de informação e prestações de serviços de proteção a fontes para que a ilha se torne líder em liberdade de expressão.

"A iniciativa pretende criar um paraíso seguro para obter informações e para adicionar transparência", disse Kristinn Hranfnsson, jornalista investigativo, da TV pública RUV, que trabalha em parceria com o WikiLeaks, site que permite aos usuários postar documentos, fotos ou noticias governamentais ou empresariais sob anonimato.

Kristinn Hrafnsson disse ainda que foi editado na Islândia o polêmico vídeo que mostra um ataque de helicóptero do exército dos EUA à cidade de Bagdá, no Iraque, em 2007. "Na época, a Islândia parecia ser o lugar mais seguro para editar o vídeo e fazer as verificações necessárias".

"É a prova mais importante visual que sai do Iraque desde a exposição das fotos de Abu Ghraib", disse o repórter sobre a prisão que se tornou sinônimo de abusos a presos pelo exército norte-americano.

Leia mais

-

-