Irmã de jornalista presa diz que governo da Coreia pediu negociação com Bill Clinton

Irmã de jornalista presa diz que governo da Coreia pediu negociação com Bill Clinton

Atualizado em 07/08/2009 às 12:08, por Redação Portal IMPRENSA.

As autoridades norte-coreanas pediram para negociar com Bill Clinton a soltura das jornalistas Euna Lee e Laura Ling. A informação foi confirmada pela irmã de uma delas, Lisa Ling. Em entrevista à rede americana ABC, ela disse que a presença do ex-presidente foi solicitada como crucial para as negociações.

"Em sua última chamada, disse claramente que o presidente Bill Clinton era a pessoa certa para negociar a libertação, caso contrário elas continuariam ali", disse Lisa, relatando uma mensagem repassada pelo governo aos familiares de Laura. A irmã da jornalista afirmou que, em seguida ao telefonema, contatou as autoridades norte-americanas.

"Informamos o Departamento de Estado e o próprio ex-presidente Bill Clinton aceitou amavelmente ir para lá. Se não tivesse feito isso, Laura e Euna Lee ainda estariam na Coreia do Norte", declarou.

Euna Lee e Laura Ling, funcionárias da Current TV, haviam sido condenadas a 12 anos de trabalho forçado por entrarem ilegalmente em território norte-coreano. As duas foram detidas em março deste ano, quando realizavam imagens para um documentário sobre o tráfico de mulheres refugiadas na Coreia. Após negociação entre Bill Clinton e o autoridades do país socialista, as duas jornalistas foram libertadas e repatriadas para os Estados Unidos. A informação é da agência AFP.

Leia Mais

-

-