Irã inicia julgamento de jornalista dos EUA acusada de espionagem

Irã inicia julgamento de jornalista dos EUA acusada de espionagem

Atualizado em 14/04/2009 às 08:04, por Redação Portal IMPRENSA.

Divulgação
Roxane Saberi
A Justiça iraniana iniciou, na última segunda-feira (13), o julgamento da jornalista norte-americana Roxane Saberi, acusada de espionagem no país de Ahmadinejad. A informação é da agência AFP. Segundo o porta-voz do poder judiciário do Irã, Ali Jamshidi, o veredicto sobre o caso deverá sair dentro de, no máximo, duas semanas.

"O primeiro dia do processo aconteceu ontem e a jornalista foi autorizada a falar no tribunal para sua defesa", ressaltou Jamshidi.

O caso da Roxane gerou a tentativa de negociações diplomáticas entre EUA e Irã. Durante uma conferência em Haia sobre o Afeganistão, a secretária de estado norte-americana Hilary Clinton disse que pediu formalmente ao governo iraniano, por carta, a libertação da jornalista. O porta-voz da chancelaria do Irã, Hassan Gashghavi, negou a solicitação.

Roxane era colaboradora da rádio pública americana NPR, e fazia trabalhos temporários para a BBC britânica e a Fox News quando foi detida em Teerã, no fim de janeiro. No início, as autoridades iranianas afirmaram que a jornalista tinha sido presa por comprar bebida alcoólica no país, o que logo foi descartado pela Justiça do país islâmico.

Leia Mais

-

-