Irã garante que pressões externas não interferiram na libertação de Roxana Saberi

Irã garante que pressões externas não interferiram na libertação de Roxana Saberi

Atualizado em 19/05/2009 às 11:05, por Redação Portal IMPRENSA.

Divulgação
Roxane Saberi
O governo do Irã negou, nesta terça-feira (19), que a libertação da jornalista norte-americana Roxana Saberi tenha sido provocada por pressões externas. A informação foi confirmada pelo porta-voz do Poder Judiciário do país, Alireza Jamshidi. Segundo ele, a condenação da profissional por espionagem contra o país islâmico, diminuída de oito para dois anos, ainda está mantida.

"Nada influiu na decisão final do juiz no caso de Roxane Saberi, que também não foi perdoada do delito", disse Jamshidi, em entrevista coletiva. Na ocasião, o porta-voz ainda confirmou informações preliminares divulgadas, de que Roxana Saberi tenha sido condenada por possuir documentos secretos do governo iraniano.

Roxana Saberi trabalhava no Irã como free lancer para as redes de TV Fox e BBC desde 2003. Em janeiro deste ano, a jornalista foi presa, acusada de realizar espionagem a favor dos Estados Unidos. No julgamento, realizado em 18 de abril, Roxana foi condenada a oito anos de prisão, pena reduzida para dois anos, após recurso de apelação dos advogados de defesa. A informação é da agência Efe.

Leia Mais

-

- i