Irã expulsa TV da Espanha que filmava manifestações contrárias à eleição de Ahmadinejad

Irã expulsa TV da Espanha que filmava manifestações contrárias à eleição de Ahmadinejad

Atualizado em 15/06/2009 às 10:06, por Redação Portal IMPRENSA.

O governo do Irã ordenou a retirada de uma equipe de jornalistas da Televisão Espanhola que realizava imagens das manifestações contrárias à reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (15), em entrevista da repórter do veículo, Yolanda Alvarez, à agência France Press.

"Somos presenças incômodas (...) Querem eliminar qualquer tipo de presença de imprensa estrangeira, porque desde a noite as ruas estavam tomadas por forças anti-distúrbio", disse a jornalista da emissora.

Após a conturbada eleição, que manteve Ahmadinejad no poder, vários veículos de comunicação acusaram o governo de censurar imagens e informações de manifestações da oposição. Ao menos dois jornalistas foram detidos e vários ficaram feridos enquanto tentavam documentar atos de represália ao pleito.

Semanas antes da eleição, Ahmadinejad proibiu a circulação de veículos em língua persa no Irã, como BBC e Voz América. O periódico comandado por seu adversário na disputa à presidência, Hossein Musavi, também foi paralisado às vésperas da votação.

No último sábado (13), Ahmadinejad acusou a imprensa internacional de tentar mostrar uma imagem "errônea" do Irã e de se envolver em assuntos internos do governo.

Leia Mais

-