Irã cria lei que obriga cineastas a requisitar licença especial para exibições fora do país

Irã cria lei que obriga cineastas a requisitar licença especial para exibições fora do país

Atualizado em 14/05/2010 às 15:05, por Redação Portal IMPRENSA.

O Ministério da Cultura e Orientação Islâmica, do Governo do Irã, determinou que os cineastas do país são obrigados a requisitar licença especial para projetar seus filmes em salas e festivais estrangeiros.

"Sem o documento, os filmes não terão autorização para deixar o país, sob pena de sanção de um ano e a proibição de filmar" no Irã, advertiu o ministério.

A iniciativa, de acordo com a agência de notícias local Mehr, tem como objetivo "impedir a exibição de filmes iranianos que possam manchar a imagem do Irã no exterior".

"Nossos cineastas podem dialogar com nosso povo através de seus filmes, mas devem estar de acordo com nossos interesses nacionais. Não poderão estabelecer comunicação com outros países sobre assuntos sensíveis", argumentou, segundo informa a agência de notícias EFE.

Na opinião de cineastas e críticos, a medida figura como mais uma tentativa do governo iraniano de controlar e censurar a indústria.

De acordo com a norma atual, antes de o filme ser produzido, o Ministério de Cultura e Orientação Islâmica deve aprovar o roteiro. Depois desse processo, é preciso uma autorização para exibição no próprio Irã e, agora, uma para o exterior.

Leia mais