Irã cria internet própria, desconectada da rede global

O governo iraniano anunciou a criação de uma "internet nacional", desplugada da rede global, para difundir valores islâmicos e cortar custos

Atualizado em 31/05/2011 às 10:05, por Redação Portal IMPRENSA.

31/05/2011 - Visando a um controle mais rígido dos meios de comunicação, o governo do Irã anunciou que criará uma "internet nacional", desconectada da rede mundial, informou O Globo com informações do Wall Street Journal , na última segunda-feira (30). Inicialmente, a rede iraniana funcionará paralelamente a rede global e depois substituída pela internet iraniana.
Segundo Reza Bagheri Asl, diretor de um instituto de pesquisas ligado ao Ministério das Telecomunicações iraniano, a medida seria uma forma de cortar custos e difundir os valores do Islã, isolada do resto da comunidade on-line. A projeção é de que, uma vez no ar, 60% das conexões sejam ligadas a rede interna em pouco tempo e, em dois anos, todas as conexões já estejam ligadas à "internet nacional", informou à imprensa iraniana. A preocupação do Irã em segregar sua população da internet decorre da onda de revoluções que tomou conta do Oriente Médio e Norte da África, no início do ano. Em sua maioria, as mobilizações foram organizadas por meio das mídias sociais e na internet, que se tornou um espaço de liberdade e resistência nos países em que os meios de comunicação são rigidamente controlados e censurados pelos governos.