Irã classifica prisão de jornalista de "encenação mafiosa" da Itália

Irã classifica prisão de jornalista de "encenação mafiosa" da Itália

Atualizado em 08/03/2010 às 08:03, por Redação Portal IMPRENSA.

No último sábado (6), membros do governo do Irã acusaram a Itália de agir como "máfia" na detenção de um jornalista muçulmano. Correspondente em Roma da TV estatal iraniana, Hamid Masouminejad, foi preso pelas autoridades italianas, suspeito de tráfico de armas.

"A detenção do jornalista da televisão estatal acusado de tráfico de armas é deplorável do ponto de vista do jornalismo e uma politização do fato", disse o ex-embaixador do Irã na Itália, Abolfazl Zohrehvand. "A decisão do Governo italiano faz parte de um roteiro escrito em cooperação com o regime sionista e outras potências estrangeiras, em particular os Estados Unidos", acrescentou.

Além de Masouminejad, outras nove pessoas de nacionalidade iraniana foram presas sob suspeita de trafico de armas. Horas depois da prisão, o Ministério de Assuntos Exteriores do Irã expressou seu descontentamento junto ao embaixador da Itália em Teerã, Alberto Baldoni.

"A detenção de Masouminejad não é outra coisa a não ser uma encenação mafiosa, promovida por Israel e EUA para impedir que o Irã enriqueça urânio", disse em um comunicado Abbas Darvish-Tavangar, presidente da associação iraniana de jornalistas.

Tavangar argumentou que, durante encontro com líderes israelenses, o primeiro- ministro italiano, Sílvio Berlusconi, prometeu aumentar a repressão contra o Irã. A Itália é contra o programa nuclear do país asiático. Para Tavangar, a prisão é "meramente política".

"Seu crime é ter informado sobre as manifestações nas quais milhões de italianos protestaram contra as políticas de seu Governo. Seu crime é ter revelado a natureza corrupta do Governo de Berlusconi, sua políticas racistas e xenófobas", declarou o presidente da associação de jornalistas.

O governo do Irã admitiu, no último sábado, que pode responder à ação de forma similar. A informação é da agência Efe.

Leia Mais

-