IPI pede punição de responsáveis por explosão de granada em rádio de Honduras

IPI pede punição de responsáveis por explosão de granada em rádio de Honduras

Atualizado em 06/11/2009 às 18:11, por Redação Portal IMPRENSA.

Nesta sexta-feira (6), o Instituto Internacional da Imprensa (IPI) pediu que as autoridades de Honduras investiguem o atentado à rádio HRN - ocorrido na noite da última quarta-feira (4) - e outros ataques violentos contra a imprensa.

Uma granada, de modelo ME-67 e fabricação norte-americana, foi arremessada por um veículo que passava por uma rua adjacente ao prédio da emissora e atingiu o teto da rádio.

"O IPI insistiu com as autoridades hondurenhas para levar à justiça os autores de violências contra a imprensa", disse o órgão em comunicado. O subdiretor do IPI, Alison Bethel McKenzie, declarou que "em momentos de tensão política, a liberdade de imprensa tem uma grande importância, como uma das principais vias de expressão pacífica de opiniões e ideias".

Segundo a agência de notícias Efe, desde o golpe de Estado que destituiu o presidente Manuel Zelaya, em 28 de junho, o instituto informou que cerca de dez granadas foram lançadas contra órgãos de imprensa. Para a entidade, a imprensa e os jornalistas têm sido perseguidos.

Leia mais