Investigações da UE podem exigir menos sigilo do Google sobre buscas

Investigações da UE podem exigir menos sigilo do Google sobre buscas

Atualizado em 22/12/2010 às 15:12, por Redação Portal IMPRENSA.

A Comissão Europeia, órgão fiscalizador, abriu inquérito formal neste mês contra o Google por alegações de que a empresa tem abusado de sua posição dominante no mercado de buscas na internet, informa Reuters.

O Google levanta suspeitas também sobre o sigilo de seu algoritmo, tecnologia de classificação dos sites apresentados quando realizada uma busca. A empresa tem participação de 77% no mercado europeu de buscas virtuais.

Em caso de comprovação de abuso sobre o mercado, a Comissão poderia exigir que o Google ofereça mais transparência sobre seu algoritmo, sob pena de multas de até 10% do faturamento global da empresa.

Para Martin Olausson, do grupo de pesquisa Strategy Analytics, "é difícil ver de que maneira isso não chegaria a um impasse em termos de em que medida o Google estaria disposto a permitir acesso ao segredo que serve de base à sua existência".

Outras duas reclamações de autoridades alemãs sobre as práticas de busca da companhia foram assumidas pela União Europeia em dezembro.

"Fornecemos mais diretrizes para os sites que qualquer outro mecanismo de busca e estamos constantemente explorando novas formas de sermos ainda mais transparentes com os webmasters sobre nossos princípios de ranking", afirmou o porta-voz do Google, Adam Kovacevich, que acredita que revelar mais detalhes do sistema prejudicaria o serviço e seus usuários.

Leia mais

-