Intervozes apresenta requerimento contra Rede Record ao MPF

Jornalista e coordenadora executiva do Intervozes, Maria Mello escreveu um artigo para a revista Carta Capital informando que o coletivo (que atua pelo direito à comunicação no Brasil) apresentou à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC – MPF) um requerimento solicitando a responsabilização da TV Record por desrespeito e inadequação à Constituição e às normas de radiodifusão durante a transmissão do programa Cidade Alerta desta segunda (17).

Atualizado em 18/02/2020 às 19:02, por Redação Portal IMPRENSA.

De acordo com o requerimento do Intervozes, o programa desrespeitou as leis brasileiras e tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário durante entrevista ao vivo com a mãe de uma jovem grávida que estava desaparecida. Crédito: Reprodução / Carta Capital Em entrevista ao vivo, apresentador do Cidade Alerta, da Record, informou a uma mãe que filha desaparecida estava morta
Durante a entrevista o apresentador Luiz Bacci comunicou à mãe que sua filha havia sido assassinada pelo namorado em um crime de feminicídio. A reação da mãe, que desmaiou com a notícia, foi transmitida pela emissora.
A jovem estava desaparecida desde o dia 8 último e o caso vinha sendo explorado pelo programa desde o dia 11.
A repercussão negativa da entrevista levou a TV Record a excluir a cena de suas plataformas digitais.
O requerimento do Intervozes argumenta que o programa feriu a Constituição Federal em relação ao direito à privacidade, à imagem e à intimidade dos indivíduos, infringindo ainda "os valores éticos e sociais da pessoa e da família".