Internet via rede elétrica diminuirá tarifas de energia, diz assessor da Aneel
Internet via rede elétrica diminuirá tarifas de energia, diz assessor da Aneel
Na intenção de reduzir as tarifas de eletricidade, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) utilizará 90% da receita obtida pelas distribuidoras de energia com o aluguel de suas redes para serviços de internet de banda larga.
As concessionárias ficarão com 10% dessa receita, segundo proposta da àrea técnica da agência. No entanto, a resolução que definirá as regras para o uso da internet pela rede elétrica deverá ser votada pela diretoria da Aneel ainda neste mês, de acordo com informações da Agência Estado.
Em entrevista, Carlos Mattar, assessor da Superintendência de Regulação da Distribuição, disse que o critério de destinar 90% da receita adicional pata baixar tarifas já é utilizado no aluguel de postes para passagem dos cabos utilizados pelo serviço de telefonia. "A distribuidora não tem custo nenhum [com isso]", explicou.
Mattar acrescentou que, caso haja a necessidade de investimento na rede para a instalação do serviço de internet, o custo será da empresa de telecomunicações, e o mesmo acontece com os postes, se houver também necessidade de troca, por exemplo, por um mais resistente para aguentar mais peso por conta do aumento do número de cabos.
Na avaliação de Mattar, este critério não irá desestimular as distribuidoras a ofertarem sua rede. "Ela [a distribuidora] não vai investir um centavo e ainda vai ganhar 10%", disse.
Por fim, o assessor disse que a resolução da Aneel deixará claro que esse aluguel da rede não deve comprometer, tampouco alterar o fornecimento de energia elétrica para os consumidores.
Leia mais






