Internet é usada para ajuda humanitária e busca de informações após terremoto no Haiti
Internet é usada para ajuda humanitária e busca de informações após terremoto no Haiti
O terremoto que atingiu o Haiti na tarde da última terça-feira (12), provocou mensagens de apoio e iniciativas de ajuda humanitária na internet.
Segundo a agência de notícias Ansa, redes sociais como Facebook e Twitter enfrentaram uma sobrecarga de conexões por conta do grande número de internautas que acessaram os sites buscando informações e oferecendo ajuda.
| Reprodução Reuters TV |
| Vítima do terremoto |
Em pouca horas, a recém criada comunidade do Facebook "O Haiti precisa de nós e nós do Haiti" já tinha 2,2 mil pessoas dispostas a recolher produtos de necessidade básica para serem enviados às vítimas do terremoto.
Além disso, mensagens de pessoas que não conseguem contato com familiares e amigos que estavam na área devastada são frequentes na web. "Alguém tem notícia de danos na região de Belleville?", perguntou um internauta belga.
Já o Twitter registra centenas de mensagens por minuto sobre o Haiti. Há desde pessoas informando que conseguiram contato com familiares, até mensagens avisando sobre linhas telefônicas com conexão temporária à internet. Muitos membros do Twitter colocaram imagens da bandeira do Haiti em suas páginas em sinal de solidariedade ao país.
O terremoto, de 7 graus na escala Richter, pode ter deixado mais de 100 mil mortos.
Leia mais






