Internautas de Copacabana contam com orla 100% coberta por rede sem fio

Internautas de Copacabana contam com orla 100% coberta por rede sem fio

Atualizado em 11/09/2008 às 16:09, por Redação Portal IMPRENSA.

A partir desta quinta-feira (11), toda a orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, terá 100% de acesso à internet sem fio e gratuita. A etapa final do projeto Orla Digital, do governo do Estado - que cobre todo o litoral do bairro com rede wi-fi - foi entregue nesta manhã pelo governador Sérgio Cabral.

A primeira fase da ação foi implantada no dia 22 de julho no trecho inicial da praia. De acordo com Alexandre Cardoso, secretário de Ciência e Tecnologia e idealizador do projeto, o sistema de acesso à internet sem fio deverá ser estendido às praias de Ipanema e do Leblon, e até o final do ano chegará à Baixada Fluminense.

Segundo o jornal Correio do Brasil , Cardoso afirmou que "o plano é levar o programa para todo o Estado do Rio até 2010. E isto será possível graças à medida tomada pelo governador quando assumiu, aplicando a lei que prevê o repasse de 2% da receita tributária líquida para a Faperj [Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro]. Antes, a Faperj tinha em média apenas R$ 88 milhões de investimentos em pesquisa e em ciência e tecnologia por ano, e hoje são R$ 220 milhões".

Até o dia 12 de outubro, oficinas de informática serão oferecidas em dois estandes montados no Posto 6, ao lado do Clube dos Marimbás, no Forte de Copacabana. Elas funcionarão todos os dias da semana, das 9h às 22h, e ensinarão as pessoas a digitar, navegar na internet, editar fotografias e desenhar no computador.

"Computador e internet não são apenas lazer, são aprendizado e ferramenta para comprar, vender, aprender, ensinar, enfim, possuem infinitas utilidades. Por exemplo, uma dona de casa pode acessar sites de culinária para aprender novas receitas de comida. O grande desafio é não vulgarizar a tecnologia da informática, mas popularizá-la", disse o secretário.

Leia mais