Internautas chineses burlam bloqueio e divulgam informações sobre conflitos

Internautas chineses burlam bloqueio e divulgam informações sobre conflitos

Atualizado em 06/07/2009 às 18:07, por Redação Portal IMPRENSA.

O governo da China não foi capaz de bloquear completamente a saída de informações sobre os conflitos de Xinjiang no último domingo (5). A exemplo do que ocorreu há poucos dias no Irã, imagens e vídeos dos distúrbios são difundidas através da internet.
Segundo informações da agência de notícias France Presse, as autoridades da China tentaram contra a disseminação de informações sobre os conflitos ocorridos no domingo á noite em Urumqi - capital regional - em que pelo menos 140 pessoas morreram e centenas ficaram feridas.
Ainda de acordo com agência, nesta segunda-feira (6), não era possível acessar, na China, páginas de sites de relacionamentos, nem o serviço de postagem de vídeos Youtube. As principais ferramentas de buscas chinesas não apresentavam qualquer resultado para a consulta da palavra "Urumqi".
No entanto, as informações suprimidas reapareceram em sites com provedores fora do território chinês. Ao mesmo tempo, links no serviço de microblog Twitter indicavam mais informações sobre os conflitos.
Leia mais