Interesse por conteúdo pago cresce e mercado impresso se estabiliza na Alemanha

Pesquisa realizada pelo instituto Deloitte confirmou que a popularidade do jornalismo digital tem crescido, assim como o interesse de usuários por conteúdos pagos.

Atualizado em 18/12/2018 às 12:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Outra informação importante é que depois de alguns anos de queda, o número de leitores de jornalismo impresso se estabilizou. Crédito:Reprodução

De acordo com o Laboratorio de Periodismo, para quase todas as faixas etárias, a principal fonte de conteúdo noticioso são as notícias abertas acompanhadas de publicidade. As publicações digitais são lidas pelo menos uma vez por semana por 44% dos alemães, sendo que entre os maiores de 65 anos essa taxa é 33%.


O público mais velho segue como o principal consumidor de jornais impressos. Entre todos os leitores de todas as idades, 34% disseram ler ao menos um jornal impresso diariamente, porcentagem superior à registrada dois anos atrás (33%).


Outro dado importantes do levantamento é que a partir dos 30 anos, a leitura de impresso é maior e a digital menor, apesar de essa distância estar se reduzindo.


No geral, 15% das pessoas que participaram da pesquisa disseram acessar algum conteúdo pago em publicações pelo menos uma vez por semana. Sistemas de paywalls mais brandos e programas que permitem acesso a determinado número de matérias gratuitamente agradam os internautas. A compra de artigos soltos também registrou aumento (de 10% em 2016 para 15% esse ano).