Intercom divulga calendário do Congresso Nacional e de seus eventos regionais
Com o tema "Fluxos comunicacionais e crise da democracia”, Congresso Nacional Intercom 2019 acontece em setembro
O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação deste ano ocupará em setembro a Universidade Federal do Pará. O , que deve reunir mais de 3,5 mil pesquisadores, será realizado de 02 a 07/09 em Belém. Com o tema "Fluxos comunicacionais e crise da democracia”, o encontro reafirma a importância da pesquisa em Comunicação como um espaço privilegiado de discussão do assunto.
As escolhas da temática e da cidade sede foram realizadas de maneira coletiva, em consulta aos 34 Grupos de Pesquisa da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). O presidente da Instituição, professor Giovandro Marcus Ferreira, afirma que o processo abre espaço para olhares diversos acerca da pesquisa em Comunicação e que a discussão definida está conectada aos assuntos tratados em anos anteriores.
“Os temas anteriores já trouxeram a preocupação com a democracia. Quando se fala de desigualdades e gêneros, fala-se de cidadania e de democracia, e quando se fala de fluxos comunicacionais e crise da democracia, idem. Na nossa democracia hoje, existe uma crise de representatividade, ou seja, da discursividade social; as novas maneiras de circulação de conteúdo, geradas pelas novas tecnologias, têm mudado a nossa relação com as instituições e com nós mesmos. Os fluxos comunicacionais têm mudado a realidade em vários aspectos.”
O tema também vai nortear o debate nos cinco congressos regionais da Intercom em 2019. Partindo da máxima de que “não há democracia sem comunicação” (WOLTON, 2005). O intuito é buscar caminhos para a compreensão do papel da Comunicação na solução da crise democrática. “No maior congresso de Comunicação do país, certamente não conseguiremos responder a todas as questões, mas poderemos lapidar melhor nossas perguntas e, assim, orientar a busca por soluções. Não podemos deixar os fluxos comunicacionais estagnarem, colocando em risco o processo democrático do Brasil”, comenta a professora Nair Prata, diretora científica da Intercom.
Calendário de Inscrições e Submissões
As inscrições para o Congresso começam em 15 de março e seguem até cinco de agosto. Para a submissão de trabalhos o prazo vai de 15 de março a 1º de julho, com divulgação de aceites até 22 de julho.
O Intercom é aberto para apresentação de projetos de autoria de alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área. No evento são debatidos tópicos de jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, produção editorial e de conteúdo para mídias digitais e políticas públicas de Comunicação.
Para os congressos regionais da Intercom, as submissões e as inscrições devem começar em 1º de março.
Intercom Centro-Oeste
22 a 24/05/2019
Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia
Intercom Nordeste
30/05 a 01/06/2019
Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís
Intercom Sudeste
03 a 05/06/2019
Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória
Intercom Sul
20 a 22/06/2019
UniRitter, Porto Alegre
Intercom Norte
24 a 26/06/2019
Universidade Federal do Amazonas (Ufam), campus Parintins
Leia também






