Intelectuais fazem autocrítica em site chavista
Intelectuais fazem autocrítica em site chavista
As explicações para a derrota do presidente venezuelano Hugo Chávez, a primeira em nove anos, causou uma avalanche de críticas no site www.aporrea.org o mais importante fórum de discussão de intelectuais identificados com o governo venezuelano.
Para o sociólogo alemão Heinz Dieterich, autor das críticas mais duras, o presidente Hugo Chávez "poderá ser deposto no ano que vem se não forem tomadas medidas realistas já". O sociólogo acrescentou ainda que a principal causa da derrota " é o sistema vertical de condução do processo bolivariano". "O Parlamento é essencialmente uma caixa de ressonância da vontade presidencial onde os deputados (...) dizem "sim" a tudo que ele propõe, ainda que seja inviável".
Dieterich declarou que, para se defender dos ataques de Washington, entre outras medidas, é necessário criar instâncias pluralistas recompondo inclusive com o ex-ministro da Defesa Raúl Isaías Baduel.
Segundo reportagem desta terça-feira (05) do caderno "Mundo" do jornal Folha de S.Paulo , a jornalista Vanessa Davies, da emissora estatal VTV e próxima de Hugo Chávez, afirma que a derrota se deve tanto à atuação equivocada do chavismo quanto à estratégia oposicionista. Entre os motivos da derrota, a jornalista aponta as "más ou péssimas" administrações regionais chavistas" . Davies propôs mudanças urgentes nas comunicações da revolução: mais informação e análise, não publicidade.
Leia mais






