Integrante da Mesa Diretora da BBC diz que renunciará
Integrante da Mesa Diretora da BBC diz que renunciará
A integrante da Mesa Diretora da BBC, Pauline Neville-Jones, disse nesta terça-feira que vai se afastar do conselho. A decisão ocorre menos de dois meses depois de o ex-diretor-geral da emissora britânica Greg Dyke ter pedido que ela deixasse o cargo em sua autobiografia.
Dyke e o diretor da BBC Gavyn Davies foram forçados a renunciar no início deste ano depois que um juiz reprovou a BBC por sua cobertura dos motivos que levaram à guerra contra o Iraque, que resultou numa disputa com o governo do primeiro-ministro Tony Blair.
Em sua autobiografia recém-publicada, Dyke afirmou que Neville-Jone, ex-chefe do Comitê de Inteligência - e outros cinco integrantes da Mesa Diretória aprovaram sua renúncia devido à "pressão política" de Downing Street. Segundo ele, Neville-Jones teve um papel central na briga envolvendo uma reportagem que afirmava que o governo britânico deturpou um relatório que afirmava que havia evidências da existência de armas de destruição em massa no Iraque, criticando o trabalho do repórter Andrew Gilligan e questionando o depoimento do especialista em armas de destruição em massa David Kelly. O cientista cometeu suicídio depois que Gilligan revelou que ele era sua fonte.
Fonte: ABI






