Instituto Vladimir Herzog lança coleção do jornal EX- em celebração a seu 1º ano
Instituto Vladimir Herzog lança coleção do jornal EX- em celebração a seu 1º ano
Instituto Vladimir Herzog lança coleção do jornal EX- em celebração a seu 1º ano
O Instituto Vladimir Herzog completou um ano na última sexta-feira (25). A entidade foi criada para homenagear o jornalista, morto em outubro de 1975 pelos órgãos de repressão da ditadura militar (1964-1985). A data também é lembrada como o dia em que Herzog faria 73 anos.
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo , o Instituto comemorará o aniversário de seu funcionamento a partir desta terça, às 19h, na Livraria da Vila, nos Jardins, São Paulo, com o lançamento de EX-, que reúne 20 edições fac-símile do único jornal que noticiou a morte de Herzog, incluindo uma que não chegou a circular. A coleção foi produzida pela Imprensa Oficial.
Os jornalistas Fernando Morais, José Hamilton Ribeiro, Mylton Severiano e Dácio Nitrini, que trabalharam no extinto jornal, estarão presentes ao lançamento e farão parte de um debate sobre as atividades da imprensa alternativa na década de 1970.
O diretor da entidade e filho de Herzog, Ivo Herzog, declarou que a entidade está "conseguindo cumprir" com seu objetivo inicial, que seria o de "dar continuidade ao trabalho" do jornalista. Além disso, o diretor afirmou que o Instituto tem conquistado uma "receptividade ampla, geral e irrestrita das pessoas" em conhecer o trabalho do grupo.
"Nós temos sido chamados por escolas secundárias e universidades para debater sobre direitos humanos e liberdade de imprensa nesse período da história recente do país (ditadura militar)", disse Ivo. O filho de Herzog informou que o Instituto desenvolve um projeto, o "Resistir é Preciso", que resgata a história da imprensa alternativa no país, entre 1964 a 1979, e que espera o apoio do governo federal para ser colocado em prática.
As comemorações do aniversário do Instituo Vladimir Herzog terminarão no próximo sábado (03/07), com um concerto na Sala São Paulo, o Encontro Musical pela Democracia, Educação e Liberdade, regido pelo maestro João Carlos Martins, e com participação da Filarmônica Bachiana SESI-SP, da cantora Fafá de Belém, do coral A Música venceu, de Paraisópolis, e da bateria da escola de samba Vai-Vai.
Leia mais






