Instituto Alana denuncia McDonald's e Habib's ao Procon por publicidade infantil
Instituto Alana denuncia McDonald's e Habib's ao Procon por publicidade infantil
O Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, denunciou as redes de fast food McDonald's e Habib's ao Procon por veicularem campanhas publicitárias direcionadas ao público infantil em emissoras de TV. A denúncia afirma que os filmes tentam convencer crianças a colecionar os "agarradinhos" do McDonald's e os "bichinhos" da rede Habib's.
As empresas teriam sido noificadas em janeiro e respondido em fevereiro, mas optaram por não tirar do ar os anúncios. O comunicado oficial do McDonald's argumenta que a publicidade estimula o consumo de alimentos saudáveis, pois mostra combos compostos por produtos como sucos, cenouras em formato aperitivo e nuggets de frango no lugar do tradicional trio refrigerante, batata frita e hambúrguer. O Habib's diz o mesmo, alegando ainda que todos os produtos são assados, evitando o consumo de frituras.
Para Isabella Henriques, advogada e coordenadora geral do Criança e Consumo, "o problema é que a publicidade continua se dirigindo à criança, que não tem discernimento para determinar o que e de que forma consumir. A abusividade está, sobretudo, na forma como essas companhias tentam atrair o público infantil, contribuindo para a formação de hábitos pouco saudáveis, sempre baseados na cultura do excesso".
Leia mais






